ATENDIMENTO

SERVIÇOS



PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EXAME DE VIABILIDADE DE SEMENTES E SEMEADURA IN VITRO


1.Serviços

1.1 Teste de Viabilidade de Sementes

Cápsulas abertas precocemente ou mesmo determinados cruzamentos de plantas aparentadas, os quais apresentam adversidades de ordem genética, podem produzir sementes mal-formadas ou com baixo vigor (embriões sub-desenvolvidos ou inviáveis para a germinação).
O corante cloreto de tetrazólio é um eficiente agente que permite identificar sementes que estão vivas das inviáveis para a germinação por meio da coloração avermelhada de embriões em atividade respiratória.
Com base no resultado do teste, analisado com o auxílio de lupa, é possível estimar o percentual de sementes viáveis. O resultado é correlacionado a testes de germinação, resultado obtido 90-120 dias depois da semeadura.


1.2 Semeadurain vitro convencional

Realizamos semeadura em meio de nutritivo sob condições de cultivo in vitro, com formulações e incubação reconhecidas na literatura científica brasileira (publicado em artigos revisados aos pares).
A constante seleção de componentes que favorecem o crescimento in vitro, associado a um sistema de constante recultivo para um novo meio nutritivo fresco (em média a cada três ou quatro meses), permite uma rápida aceleração para o crescimento das plântulas germinadas.
Atualmente, temos um prazo entre 9 e 12 meses para a entrega dos frascos, após a semeadura.

Pedido Mínimo: 300 unidades

 

1.3 Semeadura e poliploidizaçãoin vitro

Orquídeas poliploides apresentam características mais avançadas de forma, cor e durabilidade das flores. A indução de poliploidia pode ser realizada com a utilização de antimitóticos durante a semeadura in vitro.
Realizamos um procedimento de indução de poliploidiain vitro seguro e reconhecido com base na literatura. Ele foi otimizada em alguns experimentos de minha tese de doutorado (R. F. Galdiano Jr. Cryopreservação, indução de poliploidia e avaliação da estabilidade genética de orquídeas. FCAV/Universidade Estadual Paulista, 110p., Jaboticabal/SP, 2013).
O procedimento que adotamos utiliza oryzalina, um antimitótico pouco nocivo e altamente eficiente para a indução de poliploides em protocormos de orquídeas (confira no artigo de divulgação - Melhoramento por Poliploidização em orquídeas: Aspectos Gerais e a Poliploidizaçãoin vitro da CattleyawalkerianaGardner com antimitóticos.Informativo da ACW, ano XIV, n°.55, jul/set 2013, págs. 2-11).


2.Forma de Envio de Cápsulas e Sementes

Cápsulas verdes (ainda fechadas) podem ser enviadas pessoalmente no nosso endereço ou então enviadas pelos correios. Sementes em cápsulas fechadas geralmente apresentam melhor performance para a germinação, principalmente pelo processo de desinfestação menos nocivo.
Sugerimos os seguintes prazos para a colheita de cápsulas fechadas, muito embora uma série de fatores (fisiológicos, nutricionais e genéticos) da planta “mãe” pode alterar este tempo:

 

Importante:

- Sempre envie o seu cruzamento comum código;
- Caso a cápsula de sementes abriu, retire toda a semente do fruto (cápsula) e coloque em pacotes de papel. Armazene refrigerado e com agente dessecante até o envio para o laboratório. Nunca armazene em pacotes de plástico.
- Sugerimos incluir também o tempo de maturação (período da fecundação até a colheita da cápsula). Estes dados serão correlacionados com a qualidade da germinação e auxiliarão na proposta do tempo de maturação para a espécie.
- Após a semeadura, aos seis meses, temos uma boa ideia da qualidade e o sucesso da germinação. Enviamos balanços periódicos. Caso tenha interesse em acompanhar, escreva para nosso contato por e-mail: atendimento@ayelttaclab.com.br
- O excedente de sementes é armazenado (a baixa umidade e refrigeração em pacotes de papel) como reserva para necessidade futura. Ele pode ser solicitado a qualquer momento até seis meses após a semeadura.

3.Formas de Envio de Mudas (seedlings) e Prazos:

Enviamos as mudas sempre desenfrascadas (fora do frasco de vidro, sem ágar e meio de cultura) prontas para o replante geralmente entre 10 - 12 meses após a semeadura.Os seedlingsem raiz nua são enviados acondicionados em caixas de papelão com frete expresso sedexou transportadora e pago pelo cliente antes do envio.

4.Orçamento

Os nossos serviços são cobrados em dois momentos: uma taxa inicial de cultura, a ser paga juntamente com o envio de cada cápsula e está relacionado ao teste de viabilidade e início da cultura, mais um valor fixo por muda obtida, cobrado até o momento da entrega das plântulas ao cliente.
Taxa inicial por cápsula:
R$ 50,00 (taxa referente a semeadura em 10 frascos matrizes)ou
R$ 80,00 (semeadura mais exame de viabilidade pelo teste de tetrazólio).

 

Contas Bancárias:

Banco Caixa (Caixa Econômica Federal):
Conta Preferencial:
(conta corrente) Agência- 0927. Operação-003. Conta-2407-9
Ayelttac Multiplicação de Orquídeas Ltda - ME 

CNPJ: 25204366/0001-03

(conta poupança) Agência-0927. Operação-013. Conta-60798-5
Favorecido: Renato F. G. Júnior

Banco do Brasil
agência 2092-3
Conta Corrente: 9433-1
Favorecido: Renato Fernandes Galdiano Júnior